Ar@quém News - terça-feira, 4 de março de 2014

A educação e o desenvolvimento pessoal

O universo está em constante evolução. E você? Até mesmo as plantas crescem um pouco a cada dia em busca de mais luz. Por outro lado, muita gente esquece, tem preguiça, ou tem medo de mudar para melhor. Acomodam-se com a “vidinha” e vivem apenas pelo “pão de cada dia”. Caminham olhando para os próprios pés, com a cabeça baixa. Não tem a coragem de olhar para frente com determinação, escolher o seu destino e caminhar para ele. Concentram-se no medo de tropeçar e cair, ao invés de escolherem a disposição de levantar, quantas vezes for preciso, e continuar de cabeça erguida, apreciando a paisagem e sentindo o vento no rosto. 

Algumas pessoas me perguntam da importância que a educação teve em minha vida. Minha resposta é simples: a educação “tem” importância primária e contínua! 

Ter sucesso, crescer como ser humano, significa evoluir para uma situação melhor que a atual...e evolução significa “educação”, aprender a todo instante! É preciso quebrar os limites atuais e estabelecer grandes objetivos para a vida. Isso é uma escolha que você deve fazer. Você pode continuar acomodado ou começar a aprender e trabalhar para atingir todo o seu potencial. A opção de mudar não garante o seu sucesso, é necessário ainda planejar, trabalhar, aprender muito. É meu amigo, é preciso muito trabalho! Contudo, é o único caminho possível. A opção de permanecer acomodado, por outro lado, garante que você NUNCA terá sucesso. 

Quando comecei em Bauru, como eletricista aprendiz aos 14 anos, muita gente apostaria que aquele garoto pobre, cheio de graxa nas mãos, nunca chegaria a ser um astronauta. Acomodar seria muito mais fácil. Escolher pela educação e o trabalho fez toda a diferença. É exatamente isso que eu tento passar para milhares de jovens em todo o Brasil. Não importa a sua situação atual. Você é a única pessoa capaz de mudar continuamente essa situação e, para isso, “você” precisa mudar continuamente, aperfeiçoar suas habilidades para poder agir com maior eficiência sobre a situação, precisa aprender! Muitas pessoas querem mudar a situação, querem mudar o mundo, mas esquecem-se que, para isso, precisam primeiro começar mudando a elas mesmo.

Note que a “educação” não se restringe aos anos de escola. Muito pelo contrário, quando você recebe o diploma é o momento a partir do qual a sua capacidade de continuar aprendendo e crescendo como profissional e ser humano, irá fazer toda a diferença para o seu sucesso no mundo competitivo em que vivemos. 

Aí, depois de muito trabalho, você chega ao que todos consideram “uma posição de sucesso”. Cuidado! Não deixe que o seu sucesso no passado atrapalhe o seu desenvolvimento futuro. Não caia na tentação de sentir-se “realizado”. No momento em que você sentir-se plenamente satisfeito, você eliminará a “necessidade” da equação do sua vida, tornando a acomodação e a estagnação companheiros das suas histórias para os netos. Também não seja cheio de si e arrogante pelas suas conquistas. Como dizia minha mãe: a arrogância é como um gás de cheiro ruim e que ocupa todo o espaço que estava destinado a conter mais conhecimento. Antes de aprender alguma coisa, é preciso humildade para reconhecer a própria ignorância. 

Outro inimigo do crescimento pessoal é a nossa tendência de “deixar para depois”. “Agora estou muito ocupado, não tenho as condições ideais para começar isso, na próxima semana eu começo, etc...Você já ouviu alguma coisa parecida? O momento certo para começar a aprender e viver para o seu sucesso é AGORA! Não é preciso nada especial. Basta a decisão e a vontade! O restante será fornecido pela vida, pela situação, pelos seus amigos e pelos seus inimigos. Use TUDO a seu favor, como ferramentas e matéria prima para o seu desenvolvimento pessoal. Use criatividade. Use o conhecimento já adquirido. A cada dia o seu arsenal será maior. É um processo realimentado. Quanto mais você aprender, mais eficiente você será para aprender cada vez mais.

Finalmente, escolha bem os seus amigos. Escolha estar com pessoas que pensam como você, pessoas boas e que também tenham escolhido aprender e desenvolver-se a cada dia. Não se junte as pessoas negativas e limitadas pela própria mediocridade e mesquinhez. Um leão não vive com hienas. 

Assim, aprenda continuamente. Use tudo para aprender e use tudo o que aprendeu. Passe a frente, ensine. Seja cada dia melhor e seja feliz!

por Marcos Pontes em www.marcospontes.net
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário