A Escola Flora Teles de Araquém está passando por momentos muitos turbulentos, os principais causadores desse triste fato são alguns jovens que infelizmente não dão a mínima para os estudos. Esses diariamente deixam de estudar para passear nas ruas de Araquém, além de algumas vezes os ônibus escolares faltar por estarmos em período de inverno e as estradas ficarem perigosas os alunos deixam de exercer suas funções de estudantes para praticar esse absurdo que irá destruir completamente sua vida.
Notei em que apenas uma noite estava mais de dez jovens fora da sala de aula, pobres garotos pensam apenas em se divertir, mas quando a vida amadurecê-los irão sofrer as conseqüências e futuramente se arrependerão de ter cometido tal ato.
Mesmo não sendo aluno e nem professor freqüento algumas vezes essa escola e vejo no rosto dos dedicados educadores a preocupação de mudar essa lastimável situação. Argumentam com os alunos a importância dos estudos, marcam reuniões com os pais para revelar o que seus filhos estão cometendo, mas para alguns não faz nenhuma diferença e continuam a praticar esse mal. Diante desse estado começo a me questionar sobre o que fazer para reverter esse triste quadro? Para isso podem haver mais de uma opção no entanto a principal diz respeito a participação da família na escola, pois enquanto ficar relegado apenas a escola a árdua tarefa de educar esta não terá 100 % de êxito.
Autor: Hélio Costa