Ar@quém News - quinta-feira, 31 de março de 2011

Economia! Beneficiados do Bolsa Família terão programa de inserção no mercado

Programa de qualificação do Governo Federal terá intuito de empregar pessoas na cadeia de serviços turísticos para a Copa do Mundo 2014 e torná-las independentes do Bolsa Família.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, anunciou ontem o programa Bem Receber Copa, que vai capacitar 306 mil pessoas que trabalham na “linha de frente” do turismo, para atender a demanda de serviço durante a Copa 2014. São funcionários que abordam diretamente o turista, como garçom, camareira, atendente de hotel, explica o ministro. A prioridade do Governo Federal é qualificar funcionários que já fazem parte da cadeia de serviço do segmento turístico. Em seguida o governo lançará um programa que visa qualificar cidadãos que atualmente recebem o Bolsa Família para inseri-los no mercado de trabalho. O programa ainda não tem data de execução definida e objetiva garantir empregos e tornar as famílias independentes do programa social.

O anúncio foi feito ontem no Rio de Janeiro, em teleconferência transmitida a 300 postos do Senac distribuídos pelo Brasil. O Senac inaugurou ontem o site Senac na Copa, que trabalha em parceria com o Ministério do Turismo na capacitação de trabalhadores para a Copa. No endereço www.Copa2014. senac.com.br, na seção “Na cara do Gol”, o internauta pode acompanhar as oportunidades que surgirão no mercado. Conforme O POVO divulgou ontem, o Senac-CE abrirá 105 mil matrículas para cursos de capacitação até a realização da Copa do Mundo.

De acordo com o Ministério do Turismo, o maior evento futebolístico vai injetar R$ 142 bilhões na economia do Brasil até 2014. A expectativa da pasta é que o turismo tenha um incremento de 79% no faturamento até a data da realização do evento. Ainda segundo perspectiva do Ministério, a participação de receita do turismo brasileiro na composição do PIB deve saltar de 3% para 8% até o fim de 2020. Pedro Novais afirma que a capacitação de servidores para a Copa “vai assegurar o crescimento do setor até fim desta década”. “A espinha dorsal da ‘Copa do Século’ está nos prestadores de serviço. E esse benefício se manterá depois da Copa”, afirma Novais. Durante o mês em que será realizada a Copa do Mundo, o Ministério do Turismo aguarda a visita de 600 mil turistas estrangeiros e circulação de três milhões de brasileiros. Em todo o ano de 2014, a expectativa é de que as cidades-sedes recebam oito milhões de visitantes.

SERVIÇO

Bem Receber Copa

Para participar do programa de qualificação do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo 2014 é preciso se cadastra no site bemrecebercopa.com.br/

O quê
 
Entenda a Notícia
 
O programa Bolsa Família foi uma das principais propagandas da campanha política de Dilma Rousseff em 2010. Como promessa de campanha, ela havia dito que iria inserir os beneficiados no mercado de trabalho.

NÚMEROS

79% Turismo
É quanto a receita captada com serviços turísticos deve aumentar até 2014.

7,2 Milhões
De pessoas trabalham em serviços relativos ao turismo no Brasil.

600 Mil
Turistas estrangeiros devem visitar o Brasil no mês de realização da Copa.

Fonte: O povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário