Na manhã de sexta-feira o avião “Solar Impulse” levantou voo na região da baía de San Francisco para cruzar os EUA utilizando apenas a energia solar como combustível.
Quando falamos em poluição atmosférica causada por meios de transporte, geralmente a associamos com alguns exemplos que estão mais próximos de nós, como é o caso dos carros e das motos. Contudo, esquecemos que existem inúmeras outras fontes poluentes. Entre elas vale ressaltar os aviões.
Novas fontes de energia tem sido um desafio muito estudado nos últimos tempos. A preferência quase sempre são as limpas e renováveis, como a energia solar, combustível do qual o avião Solar Impulse faz uso. Ele, desenvolvido por engenheiros da Schindler e do grupo químico belga Solvay, levantou voo na manhã desta sexta-feira, na região de San Francisco, no estado americano da Califórnia.
O plano é que o avião atravesse o planeta inteiro utilizado apenas a energia solar como fonte, se tornando o primeiro do mundo. Mas, por hora, ele cruzará apenas os Estados Unidos. As paradas programadas são um estado vizinho da Califórnia, o Arizona, em um voo que deve durar entre 15 e 20 horas. Depois ele irá para Dallas, St. Louis, Washington, chegando daqui dois meses ao aeroporto John F. Kennedy, na cidade de Nova York, seu destino final.
O projeto que, além de ser uma forma de tornar as marcas investidoras e desenvolvedoras mais renomadas no mercado, tem como objetivo promover o uso das chamadas energias limpas. Ele custou cerca de US$ 112 milhões, de acordo com o Terra, e teve início há 10 anos, em 2003.
Avião fez pouco ruído durante o momento no qual levantava voo, segundo fontes.
Fonte: Blogs Pop Teck