![]() |
| Foto: Onório Barbosa |
O governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Fernando
Bezerra, anunciaram nesta segunda-feira (02) a criação do Comitê
Integrado de Combate à Seca e a destinação de cerca de R$ 1,2 bilhão em
recursos.
O Comitê será composto pelos Governos Federal, Estadual e prefeituras cearenses e desenvolverá ações para diminuir os efeitos e prejuízos causados pela chamada "seca verde" (nível insuficiente de chuva para garantir boas safras) no Ceará.
O Comitê será composto pelos Governos Federal, Estadual e prefeituras cearenses e desenvolverá ações para diminuir os efeitos e prejuízos causados pela chamada "seca verde" (nível insuficiente de chuva para garantir boas safras) no Ceará.
Serão destinados para o combate aos danos da estiagem R$ 163 milhões
para o Seguro Safra, R$ 24 milhões para o Bolsa Estiagem, R$ 200
milhões para sistemas simplificados de abastecimento de água e cisternas
de placa, R$ 460 milhões na primeira etapa do Cinturão das Águas e mais
R$ 426,56 milhões em outras ações voltadas para a agricultura e
abastecimento de água.
Apesar da criação do Comitê tentar amenizar os efeitos da seca, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, admitiu a gravidade dos prejuízos já registrados nos primeiros quatro meses do ano. “Em 2012 a média de chuvas já está abaixo de 2011 em 57% e 99 municípios já estão em situação de vulnerabilidade alta e média alta".
Apesar da criação do Comitê tentar amenizar os efeitos da seca, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, admitiu a gravidade dos prejuízos já registrados nos primeiros quatro meses do ano. “Em 2012 a média de chuvas já está abaixo de 2011 em 57% e 99 municípios já estão em situação de vulnerabilidade alta e média alta".
Fonte: Diário do Nordeste
