Ar@quém News - quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Professor mantém projeto de literatura há 17 anos no Ceará

Bastaram duas semanas lecionando na rede municipal de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, para que o professor João Teles de Aguiar se surpreendesse com a dificuldade dos alunos em interpretar textos. Desde então, há 17 anos, ele decidiu que tentaria mudar a situação e, devidamente preparado com um caixote e uma sacola onde guarda objetos diversos, passou a transformar rotina de mais de 70 alunos todos os dias.

Aguiar, hoje com 48 anos, mantém o projeto Confraria da Leitura. Por meio dele, todos os seus alunos de 4º e 5º anos das unidades de ensino Padre Antonio Monteiro da Cruz e Jornalista Demócrito Dummas aprendem a tomar gosto pela leitura de uma forma menos ortodoxa do que se contassem apenas com livros.

“Meu objetivo é extrapolar a sala de aula. Gosto de ir com os alunos à biblicoteca, à quadra, ao pátio e sempre levro algum objeto de leitura diferente, como recortes de jornal, anúncios, reportagens da internet”, explica o docente, que garante ver a evolução dos alunos.

Ele também trabalha com música, teatro, literatura, charge, caricatura, rádio-escola – atividades que incentivam os alunos a explorarem seus potenciais criativos. “Acredito em formas alternativas de ensino através de contação de histórias, de literatura de cordel, que transportam os alunos a um novo mundo e resgatam a história local”, conta.

Aguiar tem formação em história, mas leciona outras disciplinas do currículo do Ensino Fundamental I. É o que se chama na rede de professor polivalente.

Fonte : Portal Terra | Ratificando 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário