Ar@quém News - terça-feira, 22 de outubro de 2013

Região Nordeste detém 54% dos analfabetos do Brasil

A taxa de analfabetismo no Ceará decresceu 34,4% entre 2001 e 2012. Nesta quarta-feira, 23, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) vai disponibilizar informe com números e análise sobre o assunto. O trabalho foi feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com relação à distribuição espacial, a Região Nordeste detém 54% dos analfabetos do Brasil, o que equivale a um contingente de mais de sete milhões de pessoas. Embora os níveis atuais sejam ainda expressivos, na última década a taxa de analfabetismo no Brasil e, analogamente, na região Nordeste e no Ceará, seguiu uma trajetória de queda. 

O estudo revela que 75% dos analfabetos do Estado moravam, em 2012, em municípios localizados no Interior. Os economistas do Instituto Luciana de Oliveira Rodrigues, Carlos Alberto Manso, Raquel da Silva Sales e Vitor Hugo Miro Couto elaboraram o trabalho, sob a coordenação do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece.

Fonte: O Povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário