Ar@quém News - segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MEC realizará as inscrições para o Sisu a partir da próxima semana


Os candidatos poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (6) no Sisu (sistema que usa o Enem para preencher vagas nas instituições públicas), segundo edital publicado hoje no "Diário Oficial" da União. As notas do Enem devem ser divulgadas entre os dias 3 e 4 de janeiro.

Os interessados deverão fazer a inscrição no Sisu até as 23h59 do dia 10 de janeiro, pela Internet. A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com as matrículas ocorrendo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Poderão se inscrever no Sisu, todos os candidatos que fizeram o Enem. Os jovens poderão escolher até duas opções de vagas, apontando, em ordem de preferência, as opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno. 

A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou desde a transformação do Enem em uma espécie de "vestibular nacional". Em média, oito candidatos disputavam cada vaga nas federais em 2008. Em 2012, essa proporção chegou a 17,3. Embora a rede federal tenha se expandido nos últimos anos, a procura por vagas cresceu em ritmo muito mais acelerado no país. 

Em quatro anos, o número de vagas em cursos presenciais saltou de 169,5 mil para 283,4 mil – o que corresponde a um incremento de 67,2%. Ao mesmo tempo, a quantidade de inscritos aumentou 261,5% (1,3 milhão para 4,9 milhões), o que elevou a disputa por vagas. 

Fonte: Folha de S. Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário