Ar@quém News - domingo, 29 de dezembro de 2013

Quem financia a próxima grande idéia?

Por Ulisses Capozzoli

Se você ama facilidades criadas pela tecnologia moderna como telefones celulares, sistemas de navegação GPS, tomografia computadorizada e uma infinidade de outros recursos e utensílios cotidianos, saiba que elas acumulam pesquisas e desenvolvimentos que, em alguns casos, somam um razoável período de tempo.

Nada caiu simplesmente do céu ou é reproduzido num quase passe de mágica, como parece acontecer a cada dia, com transformações e inovações que parecem não ter fim.

Então, certamente interessa a você tomar conhecimento do dossiê especial que sai na edição 138, de novembro próximo, de Scientific American Brasil, neste momento em fase de edição.

A edição 137, de outubro, com abordagem monotemática ligada à (fascinante) história da alimentação está chegando às bancas.

Você descobrirá, em novembro, um mundo novo e surpreendente como origem desses desenvolvimentos e, ao final, talvez fique apreensivo.

Pode parecer desconcertante, e de certa forma é mesmo, mas toda a infraestrutura que assegurou a materialização desses produtos e serviços em boa parte dos casos não existe mais e isso ameaça a continuidade desses avanços.

O ritmo com que novos avanços emergem de laboratórios acadêmicos e governamentais não indica qualquer sinal de desaceleração e essa não é a fonte de apreensão

Acontece que grandes descobertas científicas não se traduzem automaticamente em tecnologias extraordinárias. Essa transição exige tempo, dinheiro e paciência — recursos ultimamente em falta.

De fato, os trâmites tradicionais para conduzir as descobertas dos laboratórios para aplicações no mundo real foram acompanhadas de boa dose de estresse na geração passada.

Nossas perspectivas promissoras não se concretizarão se não enfrentarmos essa deficiência. Em muitos aspectos estamos vivendo do sucesso de investimentos do passado, previne David J. Kappos, subsecretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e chefe do Escritório de Patentes e Marcas Registradas americano.

                                                    Fonte: Blog da Sciam (Scientific American Brasil)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário