Ar@quém News - quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bob Marley e o som da liberdade


por Valdecir Ximenes


Sim meu amigo, a liberdade!

2014 começou e vamos falar sobre liberdade, música e reggae. E de pessoas que nos promoveram ou lutaram para que nós pudéssemos tê-la. Para quem conhece o reggae e seu maior disseminador, já estar sabendo do que eu vou falar. Mais do que um músico, Bob Marley era também um libertário. Era um profeta do reggae. Numa cena do filme Eu sou a lenda de Will Smith, ele fala de Bob Marley dizendo que: “Ele acreditava que poderia curar racismo e ódio, literalmente curar, apenas injetando música e amor na vida das pessoas”.

Em Redemption Song (canção de redenção) ele diz que “Libertem-se da escravidão mental /Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes /Não tenha medo da energia atômica/ Porque nenhum deles pode parar o tempo /Por quanto tempo vão matar nossos profetas /Enquanto nós permanecemos de lado olhando? /Alguns dizem que é apenas uma parte /Nós temos que cumprir inteiramente o Livro”, ou seja, uma música para libertação da mente.

Bob Marley disseminou a música do reggae da Jamaica e no mundo cantando o amor, a paz e a libertação dos povos. Foi um libertário no sentido mais correto do termo.

Em todas as sua músicas encontramos (sentimos) uma vibe de embelezamento perante a vida. Canta a paz e celebra a liberdade. Pensando nisso, vou linkar algumas músicas dele aqui para que o leitor tenha contato com esse que foi mesmo um libertador através da música, provando que a arte pode mudar a vida da gente.


Para ouvir mais dele, uma boa opção é o  Kboing e o Soundcloud!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário