Ar@quém News - domingo, 12 de janeiro de 2014

China supera EUA e vira líder do comércio mundial


A China acrescentou mais um troféu a seus recordes econômicos e se tornou o país com maior volume de comércio internacional em 2013, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos. A soma de exportações e importações atingiu US$ 4,16 trilhões, acima dos cerca de US$ 3,9 trilhões que devem ser registrados pelos americanos - os números do país serão divulgados na próxima semana. 

A chegada ao topo do ranking coroa um processo de dez anos de ascensão acelerada da China no cenário internacional, no qual ela tomou dos Estados Unidos o posto de segundo maior exportador mundial, em 2007, e desbancou a liderança da Alemanha em 2009. Atualmente, o país asiático responde por pouco mais de 10% do comércio internacional. No ano 2000, sua participação era de 3%.

O antigo império continua a ocupar o segundo lugar na lista dos maiores importadores, atrás do Estados Unidos, mas o cenário começa a mudar em razão das compras de petróleo. Enquanto os americanos diminuem sua dependência externa, a China aumenta. No ano passado, o país asiático se tornou o maior importador de petróleo e se consolidou como principal destino dos embarques do Oriente Médio.

O brutal apetite chinês por commodities se refletiu na balança comercial brasileira, mudou a pauta dos embarques para o exterior e transformou a China no maior destino de nossas vendas. Em 2004, o país asiático ocupava o quarto lugar nesse ranking. Cinco ano mais tarde, em 2009, já estava em primeiro lugar, acima de Estados Unidos e Argentina, tradicionais parceiros do Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: ESTADÃO 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário