Ar@quém News - terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Doenças do Coração

É definida como doença do coração ou doença cardíaca qualquer afecção que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo.
coração, que tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade do indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita), geralmente devido à má alimentação da mãe durante a gestação; todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.
As doenças que afetam o coração são classificadas como:
As doenças cardiovasculares  são mais comuns em indivíduos mais velhos e com histórico familiar. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens e sem histórico na família não possam apresentar estas patologias.
Dentre as principais afecções cardíacas encontram-se o enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que se caracteriza por um coágulo que impede por completo a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca, especialmente o miocárdio, que geralmente conduz à morte, pois a ajuda médica não chega a tempo de reverter o quadro. Todos os anos, essa afecção mata milhões  de pessoas no mundo inteiro.
Outro problema cardíaco muito comum é a insuficiência cardíaca, geralmente resultante de outras afecções do coração, como hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares. Caracteriza-se por impedir o fluxo normal do sangue bombeado através das válvulas cardíacas, o que resulta, entre outras coisas, em retenção de líquidos no corpo. Esta é subdividida em quatro tipos: assintomática, leve, moderada e grave. Nesse último caso, é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para que seja feita a correção da anomalia.
As arritmias cardíacas, outro problema cardíaco comum, caracterizam-se por alterações do ritmo ou na freqüência dos batimentos cardíacos, podendo ser extremamente lentes, denominados bradicardia, ou exacerbadamente acelerados, conhecidos como taquicardia. Este tipo de afecção é mais comum ao passo que o indivíduo envelhece. Pode ser conseqüência de outras enfermidades cardíacas, como a corionariopatia, endocardite ou miocardioesclerose, podendo também ser conseqüência de um infarto ou uso de determinadas drogas ou substâncias (por exemplo, fármacos, álcool, fumo, cafeína).
Outra afecção cardíaca comum é a doença arterial coronária que apresenta como sintoma mais comum a angina, caracterizada por manifestações semelhantes ao enfarte, mas menos intensos e duração inferior (abaixo de 20 minutos). A sintomatologia mais freqüente é um aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, normalmente acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. Esta patologia tem como etiologia o depósito de placas de gordura nas artérias do coração, levando à obstrução desses vasos, fazendo com que o fluxo sanguíneo pare quase completamente. Deste modo, a musculatura cardíaca realiza um maior esforço para bombear o sangue para os tecidos do corpo.
Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar alguns hábitos e tomar algumas medidas, como:
  • Controlar o colesterol sanguíneo;
  • Prevenir e controlar a diabetes;
  • Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);
  • Não fumar;
  • Ingerir álcool com moderação;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Adotar uma dieta saudável.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?196
http://www.ruadireita.com/saude/info/principais-doencas-do-coracao/
http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/doencas.htm

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário