Ar@quém News - domingo, 12 de janeiro de 2014

Enquanto não se chega a um acordo sobre a reforma tributária, estados baixam impostos para atrair investimentos



A questão é antiga. Todo ano se fala em reforma tributária ou reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2013, alterações no ICMS foram votadas na Comissão de Assuntos Econômicos, mas a matéria ficou parada no Senado porque o Governo Federal não chega a um acordo com os governadores sobre a composição de recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR). Enquanto isso, estados baixam seus impostos acirrando a disputa entre si.

O vice-presidente nacional e líder do PT na Câmara Federal, José Guimarães, afirma que só se resolve a disputa entre os estados com uma ampla reforma tributária que, segundo ele, o presidente da Câmara, Henrique Alves, vai colocar na pauta das votações deste ano.

“A ideia é votarmos no primeiro semestre deste ano”, comenta, acrescentando que foi constituído um grupo de trabalho para fazer um levantamento do que existe e debater com os entes estaduais. Para ele, o Congresso Nacional não vota porque não existe acordo entre os governadores. “O problema não é com o governo mas com os governadores, especialmente os de São Paulo e Minas Gerais que querem tudo para si”, comenta.

No fim do ano passado, o líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), disse ao O POVO que iria continuar discutindo a necessidade de mudança no ICMS, mas avaliou que dificilmente haverá algum progresso em 2014 porque a maioria dos gestores estaduais está terminando o mandato. “Será preciso esperar a posse dos novos governadores, em 2015, para que esse tema seja tratado de forma resolutiva”.

Fonte: O POVO online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário