Ar@quém News - sábado, 4 de janeiro de 2014

Os inconvenientes da tecnologia?


As tecnologias atuais, quando bem usadas, podem fazer um bem danado. Mas não é isso, no geral que se observa. As pessoas, notadamente os jovens, estão fazendo uso errado das tecnologias que estão cada vez mais acessíveis. Celulares, smartphones, tablets estão sendo usados por muitos de forma errada. Explico.

Eu nunca, ou quase nunca uso celular. Tenho um, simples é verdade, mas sempre o mantenho em casa. Se me ligarem e eu estiver em casa, atendo. Se não, depois retorno. Considero que essas máquinas devem servir para as pessoas se comunicarem e nunca impedir a comunicação olho no olho, a socialização. Observo as pessoas que usam as redes sociais e fazem com que a socialização se perca ou não exista. É o domínio da máquina sobre as pessoas, o que é no mínimo preocupante, mostrando-nos os inconvenientes dessas tecnologias. A nossa escravidão, nesse sentido.

Não permita que seja assim

Isso mesmo. Preocupante. A comunicação/interação/socialização está se perdendo. Numa mesa as pessoas ficam olhando coisas talvez não muito interessante nas mídias (pelo menos não muito interessante quanto uma conversa olho no olho) e não conversam, não se comunicam, não interagem. Assim a tecnologia que devia vir para agregar, está sendo usada para separar as pessoas, principalmente os jovens que tem uma ampla gama de conversas e vivências e deviam interagirem.

E nem assim

Saber que existe tantas opções na Internet (isso, com I maiúsculo) e que esses aparelhos podem nos mostrar o mundo e ver que estamos usando-os para nos dominar é mesmo muito preocupante. O fato é que o valor dessas maquinas e tecnologias nunca é diminuído. Estamos isso sim, diminuindo elas, fazendo uso inadequado do que desejaríamos que nos fosse dado há muito tempo. 

Eu fico fascinado perante as facilidades que a Internet nos oferece e sim, eu tento fazer com que tire o máximo de proveito, mesmo sabendo que também disperso às vezes. Mas tento ao máximo me policiar para que a máquina (ou as máquinas) não me domine.

Nós é que devemos dominar a máquina. Saiba que tem moleque fazendo esses aparelhos. Aprendem a programar e criar aplicativos enquanto nós nem usando o trabalho deles de forma correta estamos. E não precisa ser japonês para fazer essas maquininhas e suas múltiplas facetas. Tem que ter o mínimo de curiosidade e interesse para isso.  Mas não, vamos ficar logado nessa rede social, o segregador e antissocializante, o #medomine

E ainda alegam que é culpa da tecnologia. Vai saber!

Por Valdecir Ximenes
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário