Ar@quém News - quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Algumas bandas pra você se convencer que existe música de qualidade no Brasil

Frequentemente ouço lamentos cotidianos dos amigos sobre a qualidade da música nos dias de hoje. Uns caras mais insubmissos e inquietos se precipitam e dizem que a boa música acabou, já que Raul morreu, Renato e Cazuza também. Não é bem assim. Alguns até apontam os cinco dedos de cada mão, julgando Fiuk, Justin Bieber, Restart ou Lady Gaga pela vida, alegando que “o mundo está perdido e os artistas não têm talento”. É verdade que a Legião não existe mais e nem os Engenheiros. Mas nem tudo está perdido. Apesar de preocupante a falta de originalidade de muito da música que se está fazendo, pelo menos, da que nos são impostas comercialmente, nem tudo está perdido. Há muita luz no fim do túnel. Muita mesmo, felizmente. 

Outro fato também é que somos/estamos sendo programados para ouvir porcarias. Isto mesmo. Estão nos programando com se fôssemos computadores para ouvir: forró, funk, axé, sertanejo e um tal de sertanejo universitário. 

É justificável que as pessoas estão muito ocupadas em seu cotidiano e, com suas vidas e seus projetos, por isso, não tenham tempo para garimpar o que há de melhor por aí; por exemplo, na internet. E estando ocupados demais não temos tempo – e as vezes nem interesses - para buscar música boa que os caras estão fazendo por aí. As vezes nem sabemos que estão fazendo! Mas a internet é um lugar divino, a gente acha muita coisa boa que o diabo parece que fez e escondeu pra ninguém ouvir por ser bom demais. Mas quando se caça, acha. Diz o sábio ditado. 

Bem antes de ir direto ao pote (você já deve estar com sede de rock), é bom explicar o mote com o qual as bandas foram escolhidas. Em primeiro lugar, tirei logo de cara as bandas mais famosas tais como Pitty, Raimundos, Cachorro Grande, Velhas Virgens etc, que já se projetaram na história (são foda) sendo hoje o bê-a-bá do rock’n'roll nacional e que, com isso, estão ainda em atividade. A ideia fundamental é dar/traçar um panorama do que é o rock nacional nos dias de hoje. 

E taqui a coisa toda. Rock na veia!! 

Moptop 

Essa banda é o bicho. Conheci ela em 2009 quando teve um especial do som brasil na Globo sobre a Legião em que eles cantaram “tempo perdido” e me fizeram a cabeça logo de cara. Usava muito o orkut e la tinha uma comunidade Moptop onde fiquei conhecendo mais sobre o som da banda e a biografia de cada um. O vocalista Gabriel Marques é formado em Ciências Sociais e todos eles são feras. Formada em 2003, no Rio de Janeiro, o Moptop é formado por Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mário Mamede (bateria), que se juntaram com o objetivo de tocar rock. Entre as influências da banda, estão Strokes. 

A banda começou com o nome "DeLux" fazendo músicas em inglês e tocando em shows pequenos. Em 2004, a banda mudou o nome para "Moptop" em homenagem ao corte do cabelo dos Beatles e começou a tocar em shows e festas maiores. 

Vanguart 

É uma banda de folk rock formada no ano de 2002 em Cuiabá no Mato Grosso, pelo vocalista e violonista Hélio Flanders. Em agosto de 2007 eles também estavam no Som Brasil da Globo homenageando o eterno Raul Seixas, tirando de letra. O Vanguart é bastante influenciado por artistas de rock alternativo, blues e rock clássico, tais como Johnny Cash, Bob Dylan, The Beach Boys, The Velvet Underground, Beatles e Neil Young como também de estilos musicais típicos do Mato Grosso. Seu repertório inclui músicas em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Essa variação linguística foi um dos principais impasses na hora de selecionar as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum. Segundo Helio Flanders, "Todo mundo queria um disco em português". Entretanto torna-se um som bastante agradável. 

Seus integrantes são: 

· Hélio Flanders (vocal, violão e gaita) 

· Reginaldo Lincoln (baixo) 

· David Dafré (guitarra) 

· Douglas Godoy (bateria) 

· Luiz Lazzaroto (teclado) 

· Fernanda Kostchak (violino) 

Matanza 

É uma banda de rock and roll do Rio de Janeiro formada em 1996. Sua música é uma mistura de hardcore punk, country e heavy metal, formando assim, o gênero que a mídia intitulou de "conuntrycore". O Matanza foi idealizado nos anos de 1993 por Jimmy e Donida, atendendo à idéia de explorar as melodias simples e diretas da fase inicial da carreira do cantor americano Johnny Cash, adaptadas a um andamento de bateria como o que se ouvia da banda escocesa The Exploited. Completavam essa formação embrionária, o baterista Nervoso e o baixista Diba, registrada na demo de 1998 Terror em Dashville. 

A banda possui letras cínicas e sarcásticas, que falam de ódio, violência, bebidas e mulheres. Possuem um clima de velho oeste estadunidense. A mídia batizou o estilo criado pela banda de countrycore. Os membros da banda são admiradores de Johnny Cash e, em 2005, gravaram um álbum de versões para músicas da fase inicial de sua carreira, batizado como To Hell With Johnny Cash. No álbum de 2006, A Arte do Insulto, o Matanza explora diversos elementos da música tradicional irlandesa. Entre as grandes influências, também estão as bandas: Motorhead, Slayer, Dropkick Murphys e The Exploited, basicamente, bandas de metal extremo e punk rock. 

Madame Saatan 

Madame Saatan é uma banda de heavy metal brasileira formada em 2003 em Belém do Pará. Pros machos, uma mulher é vocalista desta banda. Pra mulheres, uma inspiração seguramente. Sammliz. 

Aliado a estilos pesados como heavy metal, thrash metal e hardcore punk com elementos regionais/locais (carimbó, guitarrada, lundu), brasileiros além de blues e pop. Considerada uma das bandas mais originais surgidas nos últimos anos na cena rocker brasileira por público e crítica especializada e tido como um dos shows mais avassaladores dos festivais independentes por onde passou. banda bem original, como pode se notar. 

Motorocker 

Motorocker é sangue no olho, rock na veia. É sim, tá no álbum deles de 2010 intitulado justamente (adivinhe!) Rock Na Veia. Uma sonzeira do caralho, rock nos moldes de AC/DC. Inclusive eles já fizeram cover deles, do AC/DC. Faça o seguinte: coloque eles no play, aumente o volume e.. sem mais! 

PS: Essa é a primeira lista. Farei uma segunda publicação. Sugira bandas que você conhece nos comentários. Não precisa ser necessariamente de rock, apenas que faça uma música boa e tenha um belo som. E não é pedir demais!!!

Por Valdecir Ximenes

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário